- VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO AO NOVO SITE -

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resumo de CFB Capítulo 12 - Angiospermas


- Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas, no qual 250 mil são do grupo das angiospermas.
- A palavra angiosperma vem do grego angeion, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'.
- Representam o grupo mais variado em número de espécies do reino Plantae ou Metaphyta

  • Flores e frutos: aquisições evolutivas
- As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.
- As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado (o néctar), que serve de alimento para abelhas e outros animais. Há também flores que não tem peças coloridas, não são perfumadas e não produzem néctar. Mas independente de serem coloridas e/ ou perfumadas, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.
- Os frutos contêm e protegem as sementes, e auxiliam a sua dispersão na natureza. Muitas vezes são coloridos e suculentos, atraindo animais diversos que os utilizam como alimento.
- As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestório intactas e são eliminadas no ambiente com as vezes, em geral em locais distantes da planta-mãe. As sementes podem então germinas e formar novas plantas. Outras vezes os frutos são secos, pequenos, leves e podem ser levados para longe da planta-mãe pelo vento, por exemplo.
- Coloridos e suculentos ou não, os frutos abrigam e protegem as sementes e contribuem para a sua dispersão na natureza. Isso favorece a espécie na conquista de novos territórios.

Os dois grandes grupos de angiospermas

As angiospermas foram subdivididas em duas classes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.
- São exemplos de angiospermas monocotiledôneas: capim, cana-de-açucar, milho, arroz, tigro, aveia, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, broméias e orquídeas.
- São exemplos de angiospermas dicotiledôneas: feijão, amendoin, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, jenipapo, girassol e margarida.

Monocotiledôneas e dicotiledôneas: algumas diferenças

- Entre as angiospermas, verificam-se dois tipos básicos de raízes: fasciculadas e pivotantes.
Raízes fasciculadas: Também chamada raízes em cabeleira, elas formam numa planta um conjunto de raízes finas que têm origem num único ponto (primeira imagem do esquema abaixo). Não se percebe nesse conjunto de raízes uma raiz nitidamente mais desnvolvida que as demais: todas elas têm mais ou menos o mesmo grau de desenvolvimento. As raízes fasciculadas ocorrem nas monocotiledôneas.
Raízes pivotantes: Também chamada raízes axiais, elas formam na planta uma raiz principal, geralmente maior que as demais e que penetra verticalmente no solo; da raiz principal partem raízes laterais, que também se ramificam (segunda imagem do esquema abaixo). As raízes pivotantes ocorrem nas dicotiledôneas.

Raíz fasciculada e pivotante respectivamente.

- Em geral, nas angiospermas verificam-se dois tipos básicos de folhas: paralelinérvea e reticulada.
Folhas paralelinérveas: São comuns nas angiospermas monocotiledôneas. As nervuras se apresentam mais ou menos paralelas entre si.
Folhas reticuladas: Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledôneas. As nervuras se ramificam, formando uma espécie de rede.
- O embrião da semente de angiospermas contém uma estrutura chamada cotilédone. O cotilédone é uma folha modificada, associada à nutrição das células embrionárias que poderão gerar uma nova planta.

Folha paralelinérvea
Folha reticulada

Sementes de monocotiledôneas: Nesse tipo de semente, como a de milho, existe um único cotilédone; daí o nome desse grupo de plantas ser monocotiledôneas (do grego mónos: 'um', 'único'). As substÂncias que nutrem o embrião ficam armazenadas numa região denominada endosperma. O cotilédone transfere nutrientes para as células embrionárias em desenvolvimento.
Sementes de dicotiledôneas: Nesse tipo de semente, como o feijão, existem dois cotilédones - o que justifica o nome do grupo, dicotiledôneas (do grego dís: 'dois'). O endosperma geralmente não se desenvolve nas sementes de dicotiledôneas; os dois cotilédones, então, armazenam as substâncias necessárias para o desenvolvimento do embrião.

Esse capítulo tem muita informação importante, por isso foi muito difícil de resumir. : (

Mais dúvidas? Estou a disposição de todos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS - QUE TAL DEIXAR UM RECADINHO PRA GENTE?