- VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO AO NOVO SITE -

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Resumo de CFB Capítulo 10 - Algas Pluricelulares e Briófitas


' Bom, um resumo básico que eu fiz, então porfavor não estudem só isso para a VI e AE.
' Postei aqui porque pessoas me pediram na escola.

Algas pluricelulares 
(Reino Protista)

- Possuem reprodução assexuada e sexuada.

  • As Clorófitas

- Conhecidas como 'algas verdes', devido a presença da clorofila.
- Podem ser uni ou pluricelulares.
- Vivem no ambiente marinho e de água doce.
- Importância: São utilizadas na alimentação humana, por exemplo as algas do gênero Ulva, conhecidas como 'alfaces-do-mar'.

  • As Rodófitas

- Conhecidas como 'algas vermelhas', mas também podem ser azuladas ou róseas, entre outras colorações devido aos diversos tipos de pigmentos presentes nela.
- São geralmente macroscópicas.
- Possuem diversos pigmentos, os predominantes são: ficoeritrina (avermelhada) e a ficocianina (azulada).
- Importância: Algumas espécies de algas do gênero Porphyra são usadas como alimento pelo ser humano, como a alga nori, usada no preparo do sushi; O ágar é uma substância gelatinosa extraída de algas do gênero Gelidium. O ágar é muito utilizado em laboratórios como meio de cultura microbiana, além disso, pode entrar na confecção de gelatinas, balas cosméticos e outros produtos.

  • As Feófitas

- Conhecidas como 'algas pardas'.
- São geralmente microscópicas.
- Possuem coloração variante do marrom-escuro ao verde-amarelado, dependendo da proporção dos pigmentos.
- QUASE exclusivamente marinhas.
- Além da clorofila, possuem a fucoxantina, um pigmento marrom.
- Importância: Depois de ressecadas e moídas, fornecem um adubo rico em sais minerais que pode ser empregado no cultivo de plantas; As algas do gênero Laminaria são exemplos de feófitas utilizadas pelo ser humano como alimento. Algumas medem 50 metros de comprimento.


Briófitas

- Do gênero bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta'.
- São plantas pequenas.
- Vivem em ambientes úmidos e sombreados.
- O corpo básico do musgo é formado pro 3 estruturas:
 rizóides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
 caulóide - pequena haste de onde partem os filóides;
 filóides - estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
- Ausência de vasos condutores de nutrientes.
- São plantas de água doce.
- Musgos e hapáticas são os principais representadores.
- Os musgos são plantas eretas.
- As hepáticas crescem "deitadas" no solo.
- O nome hepática vem do grego hepathos, que significa 'fígado'; são chamadas assim porque seu corpo lembra a forma de um fígado.

  • Reprodução das briófitas

Para explicar como as briófitas se reproduzem, tomaremos como modelo o musgo mimoso. Observe o esquema:


Os musgos verdes que vemos num solo úmido, por exemplo, são plantas sexuadas que representam a fase chamada gametófito, istó é, a fase produtora de gametas.
Nas briófitas, os gametófitos em geral têm sexos separados. Em certas épocas, os gametófitos produzem uma pequena estrutura, geralmente na região apical, onde terminam os filóides. Ali os gametas são produzidos. Os gametófitos masculinos produzem gametas móveis, com flagelos: os anterozóides. Já os gametófitos femininos produzem gametas imóveis, chamados oosfera.

(clique aqui para ampliar)
Uma vez produzidos na planta masculina, os anterozóides podem ser levados até uma planta feminina com pingos de água da chuva que caem e respongiam. Na planta feminina, os anterozóides nadam em direção à oosfera; da união entre um anterozóide e uma oosfera surge o zigoto, que se desenvolve e forma um embrião sobre a planta feminina. Em seguida, o embrião se desenvolve e origina uma fase assexuada chamada esporófito, isto é, a fase produtora de esporos.
O esporófito possui uma haste e uma cápsula. No interior da cápsula formam-se os esporos. Quando maduros, os esporos são liberados e podem germinar no solo úmido. Cada esporo, então, pode se desenvolver e originar um novo musgo verde - a fase sexuada chamada gametófito.
Como você pode perceber, as briófitas dependem da água para a reprodução, pois os anterozóides precisam dela para se deslocar e alcançar a oosfera.
O musgo verde, clorofilado, constitui, como vimos, a fase denominada gametófito, considerada duradoura porque o musgo se mantém vivo após a produção de gametas. Já a fase denominada esporófito não tem clorofila; ela é nutrida pela planta feminina sobre a qual cresce. O esporófito é considerado uma fase passageira porque morre logo após produzir esporos.


LEMBRANDO: 
É um resumo básico que eu fiz, então porfavor não estudem só isso para a VI e AE.

Mais dúvidas? Estou a disposição de todos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS - QUE TAL DEIXAR UM RECADINHO PRA GENTE?